Review:Mario Kart 8

Mario_Kart_1

 

E aí galera! Tio Locke conseguiu dar uma fugida da Celes arrumar um tempo e esta aqui pra mais um review no Mr. Videogame! Dessa vez, o jogo que vai pros holofotes é Mario Kart 8, o ultimo jogo da franquia tão conhecida da Nintendo, que traz Mario e sua turma em loucas corridas de kart jogando desde cascas de banana até cascos azuis ODIOOOOO pra atingir a primeira posição. O jogo foi lançado exclusivamente para Nintendo WiiU no dia 30/05/2014 (eu sei, a review esta ligeiramente tardia, mas prometo que é a ultima vez que isso acontece) e ja é um sucesso de vendas, computando mais de 2 milhões de copias pelo mundo. Mas chega de conversinha, vamos as notas!

Apresentação

Começamos a notar o capricho da Nintendo na tela de loading que leva do Menu para a tela inicial do jogo, mostrando uma bandeira quadriculada (a tradicional bandeira usada para o fim da corrida) com o Mario Kar 8 escrito sobre ela. Após isso, podemos deixar correr um pequeno video de gameplay, ou ir ao menu de fato. as opções são bem diretas, contanto com seções separadas para singleplayer, multiplayer local, multi online single ou multi e tambem para o Mario Kart TV (serviço onde pode se armazenar e assistir replays de jogadores de todo o mundo). O que chama atenção é a troca de imagens constante conforme se vai passando de um menu/sub-menu para outro, alem de não ser apenas o Mario que faz a apresentação do game após fechar todas as copas em todos os níveis!
NOTA: 10.

Gráfico

Simplesmente sensacional, ponto. É incrível como os desenvolvedores conseguiram, apenas no arte gráfica, fazer com que o jogo ficasse extremamente bonito e com uma taxa de cerrilhados que somento grudando o rosto na tela para perceber, pois não ha anti-aliasing, sendo que isso faria (segundo certas empresas) o jogo ficar praticamente quadriculado nas bordas. Bom, não acontece nem de longe isso. O que nos vemos é um jogo em 1080p (upscale de 720p) com uma atenção tão grande aos detalhes e texturas que da a nitida impressão de que o jogo esta carregado de filtros e todo esse mimimi que é “padrão” hoje em dia.
NOTA 10.

♣♠Jogabilidade♥♦

Nesse jogo tivemos uma boa evolução na jogabilidade: ao mesmo tempo que um noob pode chegar e correr tranquilamente, tambem vemos técnicas que jogadores com mais tempo irão aprimorar. Ok, agora é a hora que tu estas pensando: “qualquer jogo é assim dãã”, e não te culpo, mas estas enganado. A jogabilidade é tão intuitiva, que qualquer um que começar jogando as copas em 50cc (que seria o nivel Facil) vai chegar as copas do 150cc (nivel dificil) sabendo os lugares das derrapagens, como usar os itens de forma defensiva com eficiencia, onde estão os atalhos pra boost e etc. O jogo ao natural faz com que tu aprenda ele, sem exigir um grande salto na curva de aprendizado.
Os novos itens são muito interessantes tambem, principalmente a Super Horn (Chapolin feelings), que consegue destruir o famigerado Blue Shell CRÊDEUSPAI!!! e qualquer outro item que seja arremssado contra teu kart. Mas é nesse quesito que ocorre a talvez unica falha do jogo: o balanceamento dos itens. Na tentativa de deixar mais equilibrado e justo com aqueles que tem mais habilidade(quem jogou MKWii sabe o que é pandemonio numa corrida), a Nintendo acabou favorecendo de mais a velha inimiga de qualquer um que jogasse razoavelmente bem: a SORTE. De nada adianta tu fazer uma corrida impecavel, vai chegar uma hora que aparecerão cascos azuis, seguidos de verdes (que estão quase teleguiados), vermelhos, bombas, bumerangues e todo o gangbang possivel, e nesse momento quando tu mais precisar de algum item que te ajude… vai cair moedas! Sinceramente espero que a loucura volte, pois esse sistema “justo com quem tem habilidade” ta favorecendo os sortudos mais do que nunca.
NOTA: 9.

Som

Todo mundo sabe que existe uma orquestra mágica dentro dos estudios da Nintendo que fazem musicas baseadas em velhos cantos indigenas com encantamento pra nunca mais desgrudarem da mente daqueles que escutam elas, certo? Ok, não é isso, mas brincadeiras a parte todos sabemos que se a Nintendo tem um jeito especial de fazer as franquias dela serem atraentes mesmo após anos de batalhas contra Bowser, Ganon, Ridley e toda a turminha do mal Sessão da Tarde, oi isso se faz muito por conta das OST’s (Original Sound Tracks) dos jogos. E no Mario Kart 8 não poderia ser diferente! Todas as musicas parecem que foram mergulhadas em cola antes de serem postas no jogo, pois é ouvir uma vez e ja grudam, em especial a remasterização da Rainbow Road 64. Ouso dizer que mesmo que o jogo fosse fraco graficamente, ou que tivesse uma jogabilidade mais truncada, estaria valendo MUITO a pena apenas pela trilha sonora.
Todos os itens possuem um som proprio, desde o “ventinho” produzido pelo arremesso do bumerangue, passando o abocanhar da planta carnívora, até o alerta de cascos se aproximando (cada casco tem um alerta diferente, o que é muito util caso esteja pensando em usar um item defensivo). Eu ja falei antes mas torno a repetir: foi dado atenção aos minimos detalhes do jogo, tanto visualmente quanto sonoramente.
NOTA: 10.

Vocês devem estar sentindo falta da nota da história, mas como a grande maioria sabe, Mario Kart não tem modo história, logo não ha o que julgar. Deal with it.

NOTA FINAL: 9,75. →IT’S A MUST HAVE!←

Então é isso povo, quem esta procurando um bom jogo de corrida com altos niveis de diversão (tanto single, quanto multi local/online) pode adquirir Mario Kart 8 sem medo! E aproveitem, pois até o dia 31/07/2014 quem comprar e registrar no Club Nintendo ainda ganha outro jogo grátis (New Super Mario Bros U, Pikmin 3, The Legend of Zelda Wind Waker ou Wii Party U)! Se ainda acha que o WiiU não esta valendo a pena, então aguarde um pouco mais pois grandes jogos estão vindo pro final desse ano!

Até a proxima gentem e, se gostou, não esqueça de compartilhar no Facebook, no Twitter, no Google+, por Sinal de Fumaça, Telemensagem, Cartão Postal, Mensagem ao Vivo, Código Morse… por aí vai! Vamos todos torcer para  Celes pegar leve eu ter mais tempo de aparecer! HAHAHAHA

 

Comentários

Sem Spoiler ou Será banido!